Sobre o PET

O Programa de Ensino Tutorial (PET) é uma iniciativa do Governo Federal que visa proporcionar aos estudantes de graduação uma formação mais completa e integrada, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. O PET Odonto-Fono é um dentre os 21 grupos PET da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criado com a integração  dos estudantes dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia. O PET Odonto-Fono foi criado em 2010, por meio da Portaria MEC nº 976 de 27 de julho de 2010, e desde então tem sido um importante programa de ensino tutorial para os estudantes destes cursos.

O programa oferece um ambiente de aprendizagem diferenciado, no qual os estudantes podem desenvolver projetos de pesquisa, atividades de extensão e tutorias, além de participar de eventos científicos e culturais tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas atuantes de forma multiprofissional, além de desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação, estando dentre seus objetivos específicos aprimorar a formação acadêmica dos estudantes, estimular a pesquisa científica e a inovação tecnológica, além de promover a integração entre a universidade e a sociedade.

Os benefícios que a atuação conjunta entre os cursos da Odontologia e Fonoaudiologia dentro da área acadêmica são vários, sendo enriquecedor para ambas as áreas, para a formação dos estudantes e para a prática profissional. Alguns dos benefícios incluem:

  • Uma formação mais completa e integrada para os estudantes, entendendo seus auxílios e entremeios;
  • Ampliação das possibilidades de diagnóstico e tratamento para utilização nos estágios e posterior profissional, auxiliando no tratamento de doenças e condições que afetam a cavidade oral e a região maxilofacial,  resultando em um atendimento mais completo e efetivo;
  • Fortalecimento da pesquisa científica contribuindo para o avanço do conhecimento científico em Odontologia e Fonoaudiologia;
  • Estímulo à interdisciplinaridade com apoio conjunto de ambas as partes

 

COMO A FONO E ODONTO ATUAM JUNTAS PROFISSIONALMENTE

A Odontologia e Fonoaudiologia atuam juntas de forma interdisciplinar para prevenir, diagnosticar e tratar doenças e distúrbios relacionados à região da cabeça e pescoço. Ambas as áreas têm em comum a atuação na região oral e maxilofacial, e por isso a integração entre elas pode trazer muitos benefícios para o paciente em um tratamento mais completo e integrado de doenças e distúrbios relacionados à região da cabeça e pescoço. Algumas das formas em que a Odontologia e a Fonoaudiologia podem atuar juntas profissionalmente são:

  • Tratamento de disfunções temporomandibulares (DTMs): As DTMs são um conjunto de distúrbios que afetam a articulação temporomandibular e os músculos da mastigação de forma singular ou conjunta. O tratamento dessas disfunções pode envolver tanto a Odontologia, por meio de ajustes oclusais e próteses dentárias, quanto a Fonoaudiologia, que pode auxiliar no treinamento dos músculos da fala, mastigação e da deglutição.
  • Tratamento de distúrbios da fala e da deglutição: A Fonoaudiologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de distúrbios da fala e da deglutição, que podem estar relacionados a problemas na cavidade oral. Nesses casos, a Odontologia pode atuar no tratamento das causas desses problemas, como dentes desalinhados ou problemas de oclusão.
  • Tratamento de pacientes com próteses dentárias: A Odontologia é responsável pelo planejamento e confecção de próteses dentárias, mas a Fonoaudiologia pode auxiliar no tratamento desses pacientes, orientando-os em relação à adaptação e uso correto das próteses.
  • Tratamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço: O tratamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço envolve muitas vezes a atuação conjunta da Odontologia e Fonoaudiologia, pois pode afetar a fala, a mastigação e a deglutição. A Odontologia pode atuar na prevenção e tratamento de complicações orais decorrentes do tratamento do câncer, enquanto a Fonoaudiologia pode auxiliar na reabilitação da fala, da mastigação e da deglutição.
  • Na realização e reabilitação da frenectomia: Uma cirurgia que consiste na remoção ou remodelamento do frênulo labial ou lingual – que é uma membrana que conecta o lábio superior ou a língua ao tecido gengival. A cirurgia é realizada pela Odontologia, mas a Fonoaudiologia pode auxiliar no processo de reabilitação pós-cirúrgica, que tem como objetivo minimizar as complicações e acelerar a recuperação do paciente, reabilitando a fala e a deglutição, por meio de exercícios específicos que visam fortalecer os músculos da região oral e maxilofacial.